Meditação Matinal
23/04/2014


Não Ser Guiados Pelas Emoções

Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz, para os meus caminhos. Sal. 119:105

A santificação não é um feliz êxtase dos sentimentos, nem é obra de um instante, mas da vida toda. Se alguém afirma que o Senhor o santificou, tornando-o santo, a prova de sua pretensão à bênção será vista nos frutos de mansidão, paciência, longanimidade, veracidade e amor. Se a bênção que receberam os que alegam ser santificados, os leva a confiar em alguma emoção especial, e declaram não haver necessidade de examinar as Escrituras para saberem a revelada vontade de Deus, então a suposta bênção é falsa, pois leva seu possuidor a dar valor a suas próprias emoções e fantasias não santificadas, e fechar os ouvidos à voz de Deus em Sua Palavra.

Por que os que alegam ter recebido especiais manifestações do Espírito e o testemunho de que seus pecados estão todos perdoados haveriam de deduzir que podem deixar a Bíblia de lado e doravante andar sozinhos? Quando perguntamos aos que afirmam ter sido santificados instantaneamente se eles estão examinando as Escrituras como Jesus mandou que fizessem, para ver se não há alguma verdade adicional a ser aceita por eles, respondem: "Deus nos faz conhecer Sua vontade diretamente, em sinais e revelações especiais, e podemos deixar a Bíblia de lado."

Há milhares que estão sendo enganados por confiarem nalguma emoção especial e rejeitarem a Palavra de Deus. Eles não estão edificando sobre o único fundamento certo e seguro - a Palavra de Deus. Uma religião destinada a criaturas inteligentes produzirá evidências razoáveis de sua genuinidade, pois haverá resultados marcantes no coração e caráter. A graça de Cristo será evidenciada em sua conduta diária. Podemos muito bem perguntar aos que professam estar santificados: Os frutos do Espírito aparecem em vossa vida? Manifestais a mansidão e humildade de Cristo e revelais o fato de que estais aprendendo diariamente na escola de Cristo, moldando vossa vida segundo o modelo de Sua vida altruísta?

A melhor evidência que qualquer um de nós pode ter de nossa ligação com o Deus do Céu é que guardamos os Seus mandamentos. A melhor prova de fé em Cristo é a desconfiança de si mesmo e a confiança em Deus. A única prova segura de que permanecemos em Cristo é refletir Sua imagem. Na medida em que fazemos isso, evidenciamos que somos santificados mediante a verdade, pois a verdade é exemplificada em nossa vida diária. Signs of the Times, 28 de fevereiro de 1895